Ciclo Filarmónico
Ciclo de concertos das Bandas Filarmónicas em todas as freguesias do concelho
17 de Junho
Travassô
Feira do Mundo Rural
Banda Nova
A parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e a União de Bandas de Águeda (UBA), pelo segundo ano consecutivo, promove o Cultur’Águeda - um projeto de descentralização das atividades artísticas e da cultura -, que procura levar espetáculos a todas as freguesias do concelho com as bandas filarmónicas.
Na edição de 2023, a grande novidade prende-se com a realização de concertos durante as festas e romarias religiosas, numa aposta na reedição das tradições locais onde as bandas detinham um papel marcante, apresentando assim uma aposta cultural e no turismo religioso, envolvendo simultaneamente a cultura musical das nossas bandas.
Até setembro, realizam-se 16 concertos, em dois ciclos, que vão decorrer em simultâneo (ciclo filarmónico e festas e romarias), que representam um investimento camarário de 54 mil euros.
Esta iniciativa visa promover “o extraordinário trabalho” que as bandas fazem, os músicos de excelência que as integram e que promovem a cultura aguedense por todo o concelho, região e país.
Um apreço e reconhecimento que o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, destacou na apresentação do programa desta iniciativa,no Salão Nobre da autarquia, onde apontou que este trabalho é demonstrado “todas as vezes que saem e vão por esse país fora mostrar o que tão bem fazem” e “todos os dias, com o que fazem junto dos jovens e crianças, num trabalho que reputo de extraordinário, porque formam músicos, mas sobretudo pessoas”.
No projeto Cultur’Águeda, a UBA tem um “papel essencial” de coordenar a ação das bandas, de determinar quais as bandas que atuam em cada freguesia e festa ou romaria, harmonizando o relacionamento entre os diferentes pontos do concelho.
Salientando que este projeto propõe, ainda, a trazer à ribalta os valores e consciência do bem cultural que são as bandas filarmónicas “principalmente junto do público mais jovem”, Jorge Almeida defendeu a “extraordinária evolução” que as bandas tiveram no panorama musical e que tem conquistado um crescente número de apreciadores.
“Temos um orgulho muito grande nas nossas bandas”, afirmou o Edil, defendendo que a autarquia e a UBA, “conhecedores do que temos, a nossa obrigação é levar esta cultura aos olhos e ouvidos das pessoas”, primeiramente ao público concelhio.
Este ciclo reflete um apoio camarário “como nunca antes foi dado” e que é aplicado junto “de quem faz dele algo de muito bom”, disse ainda Jorge Almeida, acreditando que ao fazer-se esta aposta “teremos também um novo tempo para as nossas festas e romarias”.
O vice-presidente da Câmara e vereador da Cultura, Edson Santos, reiterou a importância da parceria com a UBA para a realização deste evento, salientando que “estamos a procurar dinamizar, promover e dar um destaque, de uma forma organizada, ao trabalho das bandas, dos nossos jovens e dos nossos músicos, chegando a todas as 11 freguesias”.
“O objetivo é promover o que é nosso. As nossas bandas são um exemplo de excelência, seguido por esse país fora e é isso mesmo que queremos divulgar e promover”, disse ainda, declarando que, com esta qualidade, este é um ciclo que irá ser certamente um êxito. “Um sucesso para Águeda e para a cultura aguedense”, afirmou.
António Silva, presidente da UBA, frisou o trabalho de grande qualidade que as bandas do concelho têm realizado, agradecendo à Câmara de Águeda a parceria na realização deste ciclo.
Este projeto integra cinco bandas filarmónicas do concelho (Orquestra Filarmónica 12 de Abril, Banda Castanheirense, Banda Alvarense, Banda Marcial de Fermentelos e Banda Nova de Fermentelos), que vão realizar 16 concertos (um por cada freguesia e ainda as festas e romarias), num total aproximado de 300 músicos.
Festas e Romarias
Dia 16 de abril (Almas Santas da Areosa, Aguada de Cima) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril
Dia 29 de maio (S. Geraldo, Bolfiar) – Banda Castanheirense
Dia 18 de junho (Santo António , Serém) – Banda Castanheirense
Dia 2 de julho (S. Pedro, Valongo do Vouga) – Banda Alvarense
Dia 15 de agosto (Nossa Senhora do Amparo, Travassô) – Banda Castanheirense
Dia 15 de agosto (Nossa Senhora da Saúde, Fermentelos) – Banda Marcial de Fermentelos
Ciclo Filarmónico
Dia 16 de abril (Aguada de Cima) – Banda Nova de Fermentelos
Dia 1 de maio (Espinhel) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril
Dia 6 de maio (Águeda) – Banda Marcial de Fermentelos
Dia 13 de maio (Castanheira do Vouga) – Banda Nova de Fermentelos
Dia 14 de maio (Barrô) – Banda Nova de Fermentelos
Dia 26 de maio (Fermentelos) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril
Dia 10 de junho (Macinhata do Vouga) – Banda Alvarense
Dia 25 de junho (Valongo do Vouga) – Banda Nova de Fermentelos
Dia 17 de junho (Travassô) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril