Desafios Sociais: Família, Escola e Comunidade em Tondela

Calendário
Outros
Data
Sex. 09/11 09:00 - 18:00

Descrição

Seminário “Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade”

O Município de Tondela, no âmbito das atividades do Gabinete de Ação Social e do Programa Rede Social de Tondela, está a preparar para o próximo dia 9 de novembro o Seminário intitulado “Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade”.

Este evento, que conta com a parceria do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, entidade que irá proceder à acreditação do Seminário, terá início pelas 9h30, no Auditório Municipal de Tondela.

Trata-se de uma iniciativa que visa “contribuir para horizontes de reflexão conjunta, numa dimensão social, através de uma abordagem interativa de temas como, a família, a escola e a comunidade, alinhadas na nova geração de políticas sociais ativas e que tocam nos desafios da sociedade contemporânea”.

Os oradores, que integrarão os diferentes painéis, são pessoas com um papel relevante, de reconhecimento institucional, académico e científico, que aliam a dimensão humana e técnica da sua intervenção a uma compreensão atualizada de novos paradigmas e conceitos.

 

PROGRAMA:

9h00 - Receção aos participantes

9h30 - Sessão de abertura com a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro; Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas do Planalto Beirão, Rosa Carvalho; e presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

10h00 - “Açúcar e Cancro… a Importância dos Estilos de Vida da Família”, Valdemar Máximo, IPATIMUT, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

10h30 - “Ajustamento Psicossocial em Oncologia”, Sara Monteiro, Universidade de Aveiro
11h00 - Pausa para café
11h15 - Momento Cultural, Casa do Povo de Tondela
11h30 - “Comunidade Amiga das Pessoas com Demência”, José Carreira, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer
12h00 - “A Autoridade dos Pais no Crescimento das Crianças e Jovens”, Eduardo Sá, Universidade de Coimbra, ISPA, Instituto Universitário
12h20 - Debate
12h30 - Pausa para almoço
14h00 - “20 Dizer: A importância do Humor no Ser Humano”, Trigo Limpo Teatro ACERT
14h30 - “A Inclusão em Meio Escolar”, Manuela Claro Alves, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, Unidade de Multideficiência
15h00 - “Parcerias Comunitárias e Desenvolvimento Social”, José Ornelas, ISPA, Instituto Universitário
15h30 - “70 JÁ”, Catarina Durão, Instituto Português da Juventude
16h30 - Sessão de encerramento com a secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes; Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, I.P., Margarida Henriques; e presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus. 

*Moderadora do Seminário: Patrícia Monteiro, Centro de Respostas Integradas de Viseu, ARS do Centro      

ORADORES:

10h00
Valdemar de Jesus Conde Máximo

Graduado em Biologia – Ramo Científico na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em setembro de 1994. Doutorou-se em Biologia Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em novembro de 2001, o projeto conducente à Tese de Doutoramento foi desenvolvido no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e na Universidade Ludwig- Maximilians de Munique, e tinha como objetivo avaliar o papel da disfunção mitocondrial em tumores de tiroide, particularmente em tumores de células de Hürthle. Tendo em conta a sua experiência, no papel das alterações mitocondriais e do metabolismo celular em cancro, criou uma nova área de investigação no Ipatimup que tem como objetivo avaliar o papel do metabolismo no desenvolvimento de tumores Humanos. Em 2007, foi contratado como um Investigador Ciência 2007 pelo Ipatimup e desde então construiu uma equipa de investigação interdisciplinar que visa compreender o papel do metabolismo em cancro. Atualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Investigador Principal do Grupo Cancer Signalling & Metabolism no Ipatimup/i3S. Publicou três capítulos de livros e mais de 70 artigos em revistas cientificas internacionais indexadas, com mais de 3400 citações por outros autores e com um h-índice de 30. Supervisionou 20 estudantes de mestrado e 7 de doutoramento, assim como vários pós-docs.

10h30
Sara Otília Marques Monteiro

Doutorada pela Universidade de Aveiro, obteve o título de Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra e de Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Aveiro, sendo docente de várias unidades curriculares no âmbito da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. É simultaneamente orientadora de estágios curriculares e profissionais em diferentes instituições e de dissertações de mestrado e doutoramento. Tem vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas e é autora de vários livros, bem como editora associada da revista Psychology, Community & Health. Áreas de investigação: psico-oncologia; psicopatologia; adaptação psicossocial a situações de stress normativas ou inesperadas; programas de intervenção em diferentes populações.

11h30
José Carreira

Presidente da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer. Mestre em Intervención a Personas con Enfermedad de Alzheimer – Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca Especializado em Gestão das Organizações Sociais (GOS) – AESE BUSINESS SCHHOL Mestre em Trabalho Social – Universidade Fernando Pessoa (Porto); Especializado em Minorias e Cidadania – Centro de Estudos das Minorias (CENMIN) Licenciado em História – Universidade Católica Portuguesa Licenciado em Português / História – Universidade Católica Portuguesa; Coordenador do Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV); Presidente da Direção da IPSS; Comunicações em seminários no âmbito da doença de Alzheimer e outras demências; Coorientador de dissertação de tese de mestrado; Comunicações em seminários no âmbito das Tecnologias Educativas.

12h00
Eduardo Sá

Psicólogo Clínico e Psicanalista. Doutoramento em Psicologia com especialidade de Psicologia Clínica, Universidade de Coimbra. Professor da Universidade de Coimbra e do ISPA Diretor Clínico da CLÍNICA BEBÉS E CRESCIDOS www.bebesecrescidos.com), da Consulta Universitária da Criança e do Adolescente e do BABYLAB (Laboratório de Psicologia do Bebé) da Universidade de Coimbra. Autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática. Autor de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental. Colabora, atualmente, na Antena 1 e na Revista PAIS. Criou e gere a plataforma eduardosa.com;

14h30
Manuela Claro Alves

Doutora em Educação na Universidade da Beira Interior, com investigação intitulada: “Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão” (Defesa em provas públicas em 19 de julho de 2018). Exerceu funções na DREC (Direção Regional de Educação do Centro) durante 3 anos letivos e funções de Coordenação de Serviços no âmbito da Educação Especial, Creche e Jardim de Infância. Desempenha funções docentes há 28 anos, sendo atualmente Professora do Quadro de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo (AETCF) e coordenadora da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva). Formadora, certificada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, tem vindo a desenvolver diversas ações no âmbito da Inclusão, Educação Especial, Intervenção Precoce e TIC nas Necessidades Educativas Especiais. Preletora em diversas conferências. Publicação em revistas de artigos relacionados com áreas de investigação e autora do livro editado em 2009: “Intervenção Precoce e Educação Especial: Práticas de Intervenção Centradas na Família”. Viseu: Psicosoma. Orientação conjunta no livro “Expressões Idiomáticas aos Quadradinhos”, publicado em 2017, numa parceria do AETCF, Câmara Municipal de Tondela e ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões).

15h00
José Ornelas

José Ornelas é Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Lisboa, é Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Aplicada em Lisboa, é Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Comunitária e fundador da AEIPS. É doutorado em Psicologia pela Universidade de Boston e pela Universidade do Porto. É membro e Ex – Presidente da Associação Europeia de Psicologia Comunitária e fundador da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial e é também membro da Society for Community Research and Action. Participa em diversas iniciativas nacionais e internacionais que envolvem o trabalho em rede e em parceria, em domínios relacionados com a consultoria, avaliação, investigação e intervenção comunitária.

15h30
Catarina Augusta Cunha Nabais Durão

Formação Académica e Profissional: Mestre em Administração e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro (2013) Licenciatura em Sociologia pela Universidade da Beira Interior (1995); Diploma de Especialização em Gestão Pública - CADAP Curso de Alta Direção em Administração Pública; FORGEP - Programa de formação em Gestão Pública; Diretora da Direção Regional do Centro, do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP. Coordenadora Técnica do Centro Respostas Integradas de Viseu do Instituto da Droga e da Toxicodependência de Viseu. Diretora do Centro de Respostas Integradas de Viseu, em Comissão de Serviço, da Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P.; Diretora da Unidade de Prevenção de Viseu, em Comissão de Serviço, da Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. Técnica Superior do Regime Geral, da Unidade De Prevenção de Viseu, da Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência; Técnica Superior do Regime Geral do Núcleo Distrital de Viseu, do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência. Oradora em Congressos, Organização de Reuniões/Eventos/Congressos, Coordenação e Participação em Grupos de Trabalho.

Moderadora do Seminário
Patrícia Alexandra Almeida Monteiro

Licenciatura em Psicopedagogia Clínica; Mestrado em Família e Sistemas Sociais; Exerce funções de Coordenadora do Centro de Respostas Integradas, da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da Administração Regional de Saúde do Centro. Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

 

 

Acompanhe todas as novidades no FacebookNewsletter Instagram

 

Comentários

Eventos em destaque

sexta, 16/novembro - domingo, 18/novembro
sábado, 5/janeiro

Últimos artigos

Artigos recomendados para si

Artigos mais lidos

Próximos Eventos

19Set.
Qua. 19/09 - Qui. 21/03
OuTonalidades 2018 | Águeda
20Out.
9Nov.
Sex. 09/11 21:00 - Dom. 16/12
Exposição de Cartunes de Onofre Varela
14Nov.
Qua. 14/11 - Dom. 18/11
Gastronomia de Bordo de Ílhavo 2018
16Nov.
Sex. 16/11 - Dom. 18/11
Feira do Mel e da Castanha | Lousã
16Nov.
17Nov.
Sáb. 17/11 21:00 - Sáb. 01/12
14ª Quinzena de Teatro Solidário de Vila de Rei
17Nov.
19Nov.
Seg. 19/11 21:00 - Seg. 28/01
Águeda: Som e Iluminação | Cursos
5Jan.

Agenda da Região

loader


© ON CENTRO | Designed by WYSiWYG | 2017-2018