Resende: Festa das Cavacas

Calendário
Distrito de Viseu
Data
Sáb. 30/03 - Dom. 31/03

Descrição

O Município de Resende realiza a Festa das Cavacas nos dias 30 e 31 de março, no Largo da Feira, na Vila de Resende. Nesta 13.ª edição, pela primeira vez, a festa realiza-se durante 2 dias e terá lugar no centro da Vila de Resende.

O programa inicia-se no sábado, pelas 15h00, com a habitual visita aos postos de venda, onde mais de 20 produtores disponibilizam o delicioso doce, encerrando nesse dia às 23h00. No domingo, a abertura está marcada para as 10h00, sendo que a festa termina pelas 19h00.

Mas, não só de provas de cavacas se faz a festa, durante os dois dias terá oportunidade de apreciar os licores e vinhos da região, bem como diverso artesanato. Para além da gastronomia e artesanato, grupos tradicionais do concelho animarão o espaço, aliando o doce tão afamado do concelho à animação musical.

Como já é habitual realiza-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que visa premiar os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame. Sobre a origem deste precioso doce não há registos, mas como se encontra referido num jornal da época, no séc. XIX, nas feiras e festas da região “Logo de manhã as doceiras estendiam sobre a toalha, toda franjada de rendas, vários doces muito cobertos de açúcar que despertavam a gulodice dos romeiros” e apregoavam “Ò freguesinho, não vai meio arrátele? Olhe que são de Resende!” Não havia quem resistisse àquele pregão e muito menos às Cavacas! Na Páscoa, este doce era oferecido como folar e no Natal, havia a tradição dos caseiros oferecerem cavacas aos patrões, colocadas em “condessas” (pequenas cestas), épocas do ano em que a procura aumentava e as doceiras “não tinham mãos a medir”, muitas vezes trabalhando dia e noite. Hoje, as Cavacas encontram-se à venda durante todo o ano em quase todos os cafés, pastelarias e restaurantes do concelho e, como a sua confeção é aparentemente fácil, há muitas pessoas que as sabem confecionar, não correndo o risco de esta tradição acabar. Juntar as cavacas de Resende, confecionadas de acordo com a receita tradicional, o Douro no seu melhor e usufruir das paisagens magníficas das cerejeiras em flor, que nesta altura do ano cobrem as encostas da região, fazem de Resende o destino turístico de excelência, no norte do país, no último fim de semana de março.

 

Programa:

 

Dia 30 de março

15h00

Abertura da Feira

Visita aos postos de venda Grupo de Bombos “Bom' Mouros”

Classe de Conjunto de Concertinas e Acordeões da Academia de Música de Resende

Grupo “Estrelas Primavera”

 

 20h00

Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano

Grupo de Rock da Academia de Música de Resende

Grupo MH2

 

 Dia 31 de março

 10h00

Abertura da Feira

Visita aos postos de venda

Grupo de Bombos da Associação “Padre Antonino Pinto Duarte”

Escolas de Música das Bandas “Velha” e “Nova” de S. Cipriano

 

 15h00

Grupo “Tom Vintém e Amigos”

Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Sta. Maria de Cárquere

Grupo FOLKYOU

 

 18h30

Entrega dos Certificados de Participação aos produtores e dos Incentivos às “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”

 

19h00

Encerramento da Feira

 

 

Acompanhe todas as novidades da Rede ON Centro no Facebook e Instagram

 

Comentários

Eventos em destaque

sábado, 1/junho 16:00


© ON CENTRO | since 2018 | Designed by WYSiWYG