fbpx

Coimbra: Feira Cultural

Calendário
Distrito de Coimbra
Data
Sex. 31/05 - Seg. 10/06

Descrição

A Feira Cultural de Coimbra acontece anualmente, no início do mês de junho, no Parque Dr. Manuel Braga. É um projeto pluridisciplinar que a Câmara Municipal de Coimbra criou a pensar em públicos diversos, reflexo de uma política cultural diversificada, que cruza áreas como a literatura, o artesanato, a gastronomia, as edições musicais, as artes plásticas, a cultura e criatividade e as representações institucionais.

Durante cerca de dez dias, toda a área do Parque Dr. Manuel Braga é dividida por áreas temáticas, procurando dar a conhecer ao público a totalidade do recinto e motivando os visitantes a circularem por toda a Feira. A área do Livro espelha a realidade da edição portuguesa, do livro técnico à poesia, das grandes livrarias às pequenas editoras. O Artesanato destaca-se nos domínios da cerâmica, tecelagem, latoaria, vidro, madeiras, jogos tradicionais e contemporâneos, cestaria, esteiraria, trapologia e patchwork, calçado, vestuário em lã e burel, bordados, ourivesaria e filigrana, instrumentos musicais de corda, acessórios de moda, entre outros, mostrando aos visitantes o que de mais interessante se produz no âmbito do artesanato português. A aposta nas áreas da Cultura e Criatividade, Edições Musicais e Artes Plásticas abre a Feira à participação de empresas e associações ligadas à criação cultural e oferta de conteúdos. A área da Gastronomia, distribuída por vários pontos do recinto da Feira, conta com a presença dos produtos e sabores das Beiras, da doçaria regional e de grupos folclóricos que rotativamente vão contribuindo com as iguarias das Freguesias de Coimbra, aos quais se junta a presença de restaurantes, de street food e de zonas privilegiadas de lounge. A área Institucional conta com a participação de algumas das principais instituições protagonistas da vida de Coimbra que se associam a esta iniciativa.

A vitalidade da Feira Cultural de Coimbra deve-se também à complementaridade de um programa de animação cultural atrativo e aliciante. Inscrevem-se neste registo os diversos espetáculos que sobem aos palcos instalados no espaço, proporcionando várias descobertas ao público da feira. Entre as múltiplas atuações, muitas são protagonizadas por agentes do vasto movimento associativo do concelho, como tunas, coros, grupos folclóricos e etnográficos, estruturas de índole instrumental e teatral.

Mas não é tudo. Colóquios, workshops, oficinas de escrita criativa, de ilustração e de pintura, poesia, teatro de rua e outras atividades de carater lúdico fazem parte da programação habitual do certame, que oferece uma série de atividades variadas dirigidas ao público infantil. O evento 24 Horas Culturais traz, ainda, durante um dia, aos espaços do Parque, manifestações e atividades culturais e criativas ininterruptas.

A Feira Cultural oferece a Coimbra dias de promoção, divulgação e incentivo às atividades culturais nas suas vertentes tradicionais e contemporâneas, apresentando-se indubitavelmente como uma plataforma, acolhedora e estimulante, da vida cultural e artística da cidade, da região e do país.

 

Programa

 

 

 

Acompanhe todas as novidades da Rede ON Centro no Facebook e Instagram

 

Comentários

Eventos em destaque

terça-feira, 24/setembro 11:00 - 11:30
quarta-feira, 25/setembro 18:00 - sábado, 28/setembro 23:00
domingo, 29/setembro 10:00 - 12:30
sexta-feira, 11/outubro - domingo, 13/outubro


© ON CENTRO | since 2018 | Designed by WYSiWYG