fbpx

Seia: Dia Aberto no CISE

Calendário
Distrito da Guarda
Data
Sáb. 23/11 10:00

Descrição

As visitas guiadas às salas de exposições acontecem às 10h30, às 14h30 e às 16h00 e são o ponto de partida essencial para conhecer a mais alta cadeia montanhosa do continente português. Criado pelo Município de Seia em 2000, o CISE funciona na quinta do Carvalhal desde março de 2007, numa área ambiental com cerca de três hectares dotada de um conjunto de equipamentos recreativos, didáticos e científicos que lhe permite oferecer serviços únicos na região, uma estrutura ambiental de referência para toda a Estrela.

 

 

Do dia 23 de novembro, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) abre as suas portas à comunidade, um convite para visitar e conhecer as suas exposições, neste dia gratuitamente.

As visitas guiadas às salas de exposições acontecem às 10h30, às 14h30 e às 16h00 e são o ponto de partida essencial para conhecer a mais alta cadeia montanhosa do continente português.

A viagem à serra da Estrela tem início na sala de exposições permanente, alusiva ao espaço e ao território, onde são apresentados, de forma atrativa em diferentes suportes expositivos, diversas áreas do conhecimento que integram aspetos científicos, didáticos e lúdicos, relativos ao planeta Terra, à região Centro de Portugal e à serra da Estrela.

Já na sala Património e Natureza, atualmente dedicada às “Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade”, é retratada a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroelétrico da Serra da Estrela (SHSE), destacando a singularidade da biodiversidade de invertebrados que ocorrem na área e dando a conhecer o processo de produção de energia, a sua relevância atual e histórica, promovendo a reflexão sobre o uso racional da energia e dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente e a biodiversidade.

O programa contempla ainda às 15h00, a entrega dos prémios do concurso de XVI Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela.

Pelas 16h, Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e especialista em Ilustração Científica (IC) e Comunicação Científica visual, partilhará com a plateia a sua perspetiva sobre a Ilustração Científica - janelas para a natureza e a ciência.

A ilustração científica é uma componente da Comunicação de Ciência a que se recorre quando queremos difundir o conhecimento científico através da Imagem. Graças às competências desses ilustradores é possível espreitar o mundo natural através das ilustrações, verdadeiras janelas que os cientistas vão abrindo como resposta às muitas perguntas que queremos ver respondidas. Aprender torna-se, não uma lição, mas uma natural fruição, a cada exploração e descoberta de uma ilustração. Mais que uma imagem, cada ilustração científica é uma narrativa, uma história, uma leitura, ou uma interpretação do mundo que nos rodeia. 

 

 

 

Criado pelo Município de Seia em 2000, o CISE funciona na quinta do Carvalhal desde março de 2007, numa área ambiental com cerca de três hectares dotada de um conjunto de equipamentos recreativos, didáticos e científicos que lhe permite oferecer serviços únicos na região, uma estrutura ambiental de referência para toda a Estrela.

 

Siga as notícias da Região Centro também no Facebook e Instagram

 

    

Comentários

Eventos em destaque

sábado, 30/novembro - domingo, 8/dezembro
sábado, 14/dezembro 10:00 - domingo, 22/dezembro 23:59
segunda-feira, 30/dezembro - quarta-feira, 1/janeiro

Próximos Eventos


© ON CENTRO | since 2018 | Designed by WYSiWYG