fbpx

Coimbra: 'Quero dançar o Poente'; pela Bonifrates

Data
Sex. 14/01 21:45
Localização
Casa da Cultura, Coimbra

Descrição

 

Para a criação desta peça, a equipa envolvida, com a colaboração da APRE e de Ageing@Coimbra, começou por ouvir histórias e fragmentos de vidas de idosos que, nos projetos que realizam atualmente, sabem reinventar a realidade por vir de uma forma radiante e luminosa.

 

ACooperativa Bonifrates, que completa no final deste mês, 42 anos de existência, estreia, esta sexta-feira,14 de janeiro, pelas 21h45, a sua nova produção, Quero dançar o poente, no Teatro-Estúdio Bonifrates na Casa Municipal da Cultura. Quero dançar o poente é uma criação coletiva da Bonifrates, com direção, dramaturgia e encenação de João Maria André que foca o tema do envelhecimento ativo e criativo.

Para a criação desta peça, a equipa envolvida, com a colaboração da APRE e de Ageing@Coimbra, começou por ouvir histórias e fragmentos de vidas de idosos que, nos projetos que realizam atualmente, sabem reinventar a realidade por vir de uma forma radiante e luminosa. As suas experiências foram o fermento das personagens desta peça que cada ator ou atriz recriou, misturando-as com outros conhecimentos, outras informações, outros textos, outros afetos e outra gente. Nas palavras do encenador, “Quero dançar o poente acaba por ser, de algum modo, uma valsa dançada ao compasso dos mistérios da vida: por vezes adagio, outras allegro e allegro ma non troppo. Com o sorriso de uma comédia e, também, o suspense de uma tragédia, pois há alturas em que o riso e as lágrimas brotam da mesma fonte e se confundem nas suas raízes e nas suas expressões”. E João Maria André acrescenta: “O que se vê em palco é, sobretudo, um hino à esperança que cintila com todo o seu fulgor na pele marcada pelas rugas do tempo e pelas cicatrizes da vida.” A peça conta com a interpretação de Alexandra Silva, Amábile Bezinelli, Ana Paula Santos, Cristina Janicas, João Paulo Janicas, José Castela, Madalena Damasceno, Maria José Almeida, Maria Manuel Almeida, Rui Damasceno, Teresa Paula Lopes, Cândida Ferreira, Ana Filipa Paz, Matilde Paz, apoio ao movimento de Clara Carvalho, música original de Luís Pedro Madeira, Desenho de Luz de Nuno Patinho.

As reservas devem ser feitas para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou pelo telefone 916 615 388. Exige-se a apresentação do certificado de vacinação Covid-19 à entrada. 

 

PUBLICIDADE

 

 

  

 

 

 

 

 

Siga as notícias da Região Centro no FacebookInstagramTwitter e Youtube

    

 

 


© ON CENTRO | Todos os Direitos Reservados | Designed by WYSiWYG