quinta-feira, 06 junho 2019 10:32

Aqui encontra as pegadas de dinossauros mais antigas de Portugal

OCabo Mondego constitui o maior afloramento do Jurássico da Europa, conservando registos desde a idade Toarciana. Este monumento geológico reconhecido internacionalmente pelas suas características únicas, está situado na Serra da Boa Viagem, em Quiaios, concelho da Figueira da Foz.

Os registos geológicos presentes no local correspondem a um intervalo de 50 milhões de anos (aproximadamente entre os 185 e os 140 milhões de anos), no qual é possível observar alguns dos principais episódios da história geológica do planeta Terra, remontando ao período Jurássico Médio e Superior.

As rochas carbonatas, margosas e calco-margosas jurássicas e cretácicas aqui presentes atraíram desde cedo o interesse da indústria.

A exploração de carvão mineral nesta área iniciou-se por volta de 1773 no Couto Mineiro, por ordem do Marquês de Pombal e sob orientação de Domingos Vandelli e Guilherme Elsden, tendo sido esta uma das minas mais antigas do país. Os trabalhos encerraram no final de 1960.

Aqui encontra as pegadas de dinossauros mais antigas de Portugal (megalossaurídeos – espécies bípedes e carnívoras), primeiramente descritas em 1884. Estas foram descobertas pelos trabalhadores da mina. Foi informado o Museu Mineralógico e Geológico da Escola Politécnica de Lisboa, que ali existiam fósseis e procedeu-se à investigação que revelou achados de valor inestimável.
No Cabo Mondego é ainda possível observar fósseis de bivalves, plantas, peixes, corais e amoóides, entre outros. Aqui se descobriu um fóssil de planta que deu origem a uma nova espécie vegetal – a Baiera Vianna.

No início do séc. XIX, e até março de 2013, instalou-se a indústria da cal hidráulica que ocupou cerca de 58 hectares, e operou com três pedreiras.
Encerradas a mina e a fábrica, o povo de Quiaios voltou a sonhar com uma ligação rodoviária até à Praia da Murtinheira, pela costa, e com uma homenagem aos mineiros e operários que tornaram o Cabo Mondego famoso.

A memória do cheiro a cal é  uma das principais recordações de infância de muitos dos habitantes da zona.

O recinto da antiga hidráulica é visitável, mediante assinatura de consentimento informado.

Álbum de fotos