Nos fins de semana de 21, 22 e 23, e 28, 29 e 30 de março de 2025, a Câmara Municipal de Mira convida todos a degustar a autenticidade da gastronomia gandaresa e a descobrir as tradições que fazem de Mira um destino único.
Decorreu na manhã de sexta-feira, 7 de março, no Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa, no Seixo de Mira, da apresentação da 4.ª edição do evento gastronómico "Mira à Mesa".
A 4.ª edição do evento gastronómico Mira à Mesa decorrerá nos dois últimos fins de semana de março de 2025, nos dias 21, 22 e 23 e 28, 29 e 30, em restaurantes aderentes.
O evento celebra a gastronomia como Património Imaterial da Humanidade, destacando-a como um património vivo e ativo, capaz de unir os saberes e sabores de forma harmoniosa, proporcionando uma experiência que envolve todos os sentidos: olfato, paladar, visão e tato.
A gastronomia como construtora de identidades culturais, continua a ser um importante espólio para aquela vila do Distrito de Coimbra - que promete levar experiências únicas a quem a aprecia.
"Explorar e saborear os hábitos alimentares da região da gândara é uma forma de vivenciar o território, seja por turistas ou simples viajantes"; destaca o município.
Com este objetivo, o Município de Mira criou o Mira à Mesa, um evento que valoriza a gastronomia local e a restauração, destacando a sua importância enquanto recurso turístico e cultural.
Esta iniciativa visa:
• Preservar o património cultural, gastronómico e social da região da Gândara, através da defesa de antigas receitas e sabores locais;
• Divulgar a riqueza gastronómica e a qualidade dos produtos regionais;
• Qualificar a restauração local, potenciando-a como atrativo turístico;
• Promover Mira como destino turístico ao longo de todo o ano, mesmo em épocas de menor afluência.
Durante a sessão de apresentação, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a um showcooking dedicado à broa e à sardinha na telha, pratos emblemáticos da Gândara, que refletem a autenticidade e a tradição gastronómica local.
A apresentação do evento ficou a cargo do vereador Bruno Alcaide e contou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Artur Fresco, e da mirense Dora Caetano, assessora e formadora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. As nutricionistas do projeto PNAES RC “A Comer é Que a Gente se Entende”, também estiveram presentes, promovendo a importância de uma alimentação saudável e sustentável de forma dinâmica e envolvente aos alunos da EB1 do Seixo de Mira.
O evento tem como principais objetivos a preservação do património cultural, gastronómico e social da Gândara, promovendo receitas tradicionais e sabores autênticos. Além disso, pretende divulgar a excelência dos produtos regionais, qualificar o setor da restauração local, tornando-o um atrativo turístico, e consolidar Mira como um destino de visita ao longo de todo o ano, incluindo em períodos de menor afluência.
O presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, destacou a importância desta iniciativa: "O 'Mira à Mesa' é mais do que um evento gastronómico; é uma celebração da nossa identidade e das nossas tradições. Queremos continuar a valorizar a nossa herança culinária e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia local através do turismo gastronómico. Convidamos todos a virem saborear a autenticidade da nossa terra."
Os restaurantes que aderiram à edição deste ano são: 100 Temperos – Praia de Mira, O Caçanito – Praia de Mira, Calidris Vinhos e Petiscos – Praia de Mira, Cantinho do Kinzana – Praia de Mira, A Chave - Portomar, Confraria Nabos e Companhia - Carapelhos, Cozinha – Praia de Mira, Lila – Praia de Mira, Milénio - Leitões, Morhua – Praia de Mira, Pátio do Tabuínhas – Praia de Mira, Peixaria Nosso Mar - Portomar, Petisc´Art – Praia de Mira, Pica na Tábua – Praia de Mira, Prazo Mercearia & Casa de Comer – Barra de Mira, Sabores da Praia – Praia de Mira, Salgáboca – Praia de Mira e Seiça – Lagoa de Mira.
Nos fins de semana de 21, 22 e 23, e 28, 29 e 30 de março de 2025, a Câmara Municipal de Mira convida todos a degustar a autenticidade da gastronomia gandaresa e a descobrir as tradições que fazem de Mira um destino único.